Vida E Morte: De Onde Viemos E Para Onde Vamos?

· 3 min read
Vida E Morte: De Onde Viemos E Para Onde Vamos?

versiculo do dia 25 de julho 2022  todo e qualquer velório do sertão nordestino, por exemplo, servem-se biscoitos, chá, café, dependendo do ambiente, um licor, uma pinguinha. Com efeito, é preciso reconhecer, preliminarmente, a dificuldade do entendimento acerca da expressão “catolicismo popular”. O termo catolicismo levanta uma “poeira” antiga no âmbito dos cientistas sociais e entre teólogos e teólogas, sendo que a expressão utilizada como fenômeno religioso direciona-nos para uma pura abstração. Esse acompanhamento feito pelo Núncio objetivava a observação da eficácia dos mecanismos de controle da Santa Sé sobre a Igreja Católica local. Afinal, a romanização não garantiu uma coesão monolítica entre o clero, o episcopado brasileiro e a Santa Sé.


Daí Importante um plano de expansão como parte de um processo para a história eclesiástica consagrando dado período romano, em razão do aumento do controle e da centralização institucional das hierarquias eclesiásticas pela Cúria Romana. Dentro dessa visão, têm-se uma política objetivada a um alinhamento institucional e doutrinário da Igreja apostólica aliada às orientações da Santa Sé, em relação ao Estado católico brasileiro. No seio do catolicismo, o ideal comunitário é algo que compõe sua configuração desde a época remota de suas origens. Ela se articula com outras instâncias mais hierárquicas da Igreja, compondo a grande constelação católica. O que é possível defender a partir deste parcial painel bibliográfico é a tese da manutenção da importância dos catolicismos no cenário nacional.


Claudia Touris


No ano de 1927, o Partido Comunista foi reconhecido e foi fundada a C.G.T. - Confederação Geral do Trabalho. Nesse intento, houve reação do governo, aprovando a chamada “Lei Celerada”, que restringia as atividades do movimento operário e permitia ao governo intervir nos sindicatos trabalhistas, além de acatar a ilegalidade do PCB. Com a Rerum Novarum, se incorporou a questão social às responsabilidades da Igreja Católica, adotando como estratégia a denúncia da situação de miséria do operariado e a grande concentração de renda nas mãos de poucos. Uma proposta que  fora desqualificada como uma sociedade sem classes e sem Deus, baseada na propriedade coletiva da terra, como a antítese da sociedade cristã. Nesse período, como uma alternativa ao liberalismo individualista e aos socialismos, fora apresentada uma solução católica para a questão social no ano de 1891, com a publicação da Rerum Novarum, texto que se tornou a espinha dorsal da D.S.C., Doutrina Social Católica94.

Surgiram, a partir daí as primeiras negociações separando a Igreja do Estado, garantindo por meio do artigo 5º, a propriedade dos bens da Igreja. Por certo, a força e o peso da tradição católica conseguiram flexibilizar o projeto liberal-positivista, garantindo parcialmente seus interesses38. Para isso, o novo governo assumia posturas públicas que evidenciavam a crença de que o Estado detinha a capacidade de gerar os instrumentos legais colocando o Brasil no caminho do progresso, tendo como base a ciência e o racionalismo. Com o fim das relações oficiais entre a Igreja Católica e o Estado e a derrubada da monarquia, parecia  ter sido removido os últimos obstáculos que impediam o progresso nacional (MANUEL, 1997, p. 71)37.  https://www.mundodoscatolicos.com.br/salmos/11/  período, a perda do poder temporal do Papa e da sua soberania sobre Roma somou-se às disputas entre a Igreja Católica e o Estado liberal, reivindicando competências que, por tradição, eram da jurisdição da Igreja.


Jessica Blanco


Doutora em História, docente do Programa de Pós-Graduação em História (PROFHISTÓRIA) e do Curso de Licenciatura em História, Campus Universitário Jane Vanini/UNEMAT/Cáceres-MT. Somos profissionais de diversas áreas e oriundos de diversas regiões do Brasil e de outros países, todos estudiosos do processo de envelhecimento na perspectiva  do ser que envelhece e não unicamente que adoece. Esta nossa filosofia e “atitude” frente ao envelhecimento é o pressuposto para o desenvolvimento da contínua construção de uma “Cultura da Longevidade”.

  • Este trabalho parte de questionamentos que acompanham as reflexões iniciais de minha pesquisa de mestrado, na qual investigo interfaces entre membros e grupos oficialmente ligados a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) e filosofias e práticas orientais asiáticas.
  • A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final.
  • Não é uma tarefa fácil desempenhar uma definição de um objeto eminentemente social, nem com o catolicismo popular nem em outras religiões ou mesmo em áreas sociais e culturais.
  • Observe a seguir um resumo do catolicismo, que é uma das ramificações mais consistentes e representativas do cristianismo no mundo todo.